Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Câncer de Mama.

Dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, dia em que a LSM irá começar com um projeto comunitário em uma rádio. A intenção é ter um programa semanal, cada semana com um tema, onde a população mande dúvidas e curiosidades sobre determinado assunto. Nesta quinta-feira, o tema será Câncer de Mama, um assunto já bastante difundido na sociedade, mas que precisa sempre ser reforçado.

O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. Essa divisão desordenada pode acometer os ductos ou lóbulos mamários.
Em geral, a sintomatologia é indolor, a mulher apenas vai reconhecer um nódulo que antes não tinha. A mulher também pode notar uma deformidade na suas mamas, ou as mamas podem estar assimétricas. Ou ainda pode notar uma retração na pele ou um líquido sanguinolento saindo pelo mamilo.

Na maioria dos casos, a mulher é a responsável pela primeira suspeita de um câncer. É fundamental que ela conheça as suas mamas e saiba quando alguma coisa anormal está acontecendo. As mamas se modificam ao longo do ciclo menstrual e ao longo da vida. Porém, alterações agudas e sintomas como os relacionados acima devem fazer a mulher procurar o seu médico rapidamente. Só ele pode dizer se estas alterações podem ou não ser um câncer.  

Saiba como fazer o auto-exame das mamas: 

Existe um Movimento contra o Câncer de Mama rolando por ai, é a Campanha Eu amo meus peitos.
Aqui está o vídeo, que lembra a todos que o auto-exame não basta. Procure seu médico para fazer a mamografia. 


Enviem suas dúvidas para serem respondidas na rádio, aqui pelos comentários.

Gabriela Muniz
Diretora de Ensino -LSM

Um comentário: