Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

MENOPAUSA


“O monstro” que assombra muitas mulheres agora está aqui no blog da LSM para ser melhor compreendido e encarado com naturalidade no universo feminino!

Menopausa designa o período que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos. Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano.

As 3 fases da menopausa
  1. Pré-menopausa: engloba toda a fase que antecede o último período, onde as menstruações mantêm-se regulares e não existem alterações significativas dos níveis hormonais. Podendo durar até 15 anos, este termo também é habitualmente utilizado para descrever a etapa imediatamente antes da perimenopausa.
  1. Perimenopausa: esta segunda etapa é aquela registrada imediatamente antes e depois da última menstruação e aquela muitas vezes designada de menopausa apenas. No entanto, esta fase é também designada de “climatério” e é nesta altura que se registram as primeiras oscilações hormonais. Embora ainda decorra a produção de estrogênio, a ovulação é menos regular, o que significa uma produção menor de progesterona, ou seja, os períodos passam a ser irregulares. Consequentemente, é durante a perimenopausa que as mulheres vivem intensamente os vários “efeitos secundários” associados à menopausa.
  1. Pós-menopausa: tecnicamente esta fase inicia-se imediatamente depois da última menstruação, mas o termo é apenas aplicado um ano mais tarde, prazo necessário para confirmar efetivamente a menopausa. No entanto, engloba parte da perimenopausa e dos sintomas associados à mesma, até à consequente estabilização dos níveis hormonais. Por esta altura, o corpo feminino, através das células de gordura, produz apenas uma pequena quantidade de estrogênio que rapidamente se decompõe, convertendo a hormônio masculino androstanodiona.
A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, vão surgindo em graus variados os sintomas:

Como tratar?

Todas as mulheres que estejam ou pensam estar na fase da menopausa devem ser seguidas por um médico. Existem vários tratamentos hormonais, bem como diversas terapias alternativas que só o seu médico, tendo em conta o seu caso clínico específico, pode aconselhar e receitar. A par disso, existem várias outras recomendações ligadas ao regime alimentar e de exercício físico que pode e deve seguir para atenuar os efeitos desagradáveis da menopausa e poder continuar a viver a sua vida em pleno. Aliás, e citando a célebre Oprah Winfrey: “a menopausa já não é o que era!”.


Acompanhem o programa Saúde da Mulher pela rádio NOVA FM 104,9 ou pela internet, Sexta-feira 9h. Estaremos discutindo sobre a Menopausa ao vivo! Mandem suas dúvidas!
Twitter


                                             Amanda de Melo Oliveira
                                                   Vice-presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário