Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Cuidados com a pele da mulher,parte I

Olá leitores do blog LSM,
Nessa semana abordamos na nossa reunião e no programa "Rádio com Saúde" na Rádio Nova FM 104,9 sobre cuidados com a pele da mulher  e para discutirmos melhor sobre o assunto tivemos a colaboração da Dra. Carla Angélica Turine Von Glehn dos Santos. Para ficar de melhor entendimento vamos dividir esse post em 2, primeiro sobre o que é protetor solar;segundo, sobre acne e estrias.


Primeiramente, nossa pele pode ser classificada de acordo com os fototipos que podem ser de I a VI e classificada de acordo com o tipo de pele: seca,mista e oleosa. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta,Gurupi que diga né, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas. 


Mas o que são  raios ultravioletas? 
Os raios ultravioletas, conhecidos como raios UV, fazem parte da luz solar que atinge o nosso planeta.Porém, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.
Esses raios se dividem em UVA e UVB.

Radiação UVA :
É a maior parte do espectro ultravioleta e possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão.Os raios UVA penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento. Tem também importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. É interessante saber que o UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol. 

Radiação UVB:
Tem uma incidência bem maior durante o verão, especialmente entre 10 e 16 horas.Eles penetram superficialmente na pele e são os causadores das queimaduras solares, que são as principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõem ao câncer de pele.Lembrando que apesar dos raios UVB  causarem  as queimaduras solares, o fato da pessoa não ter ficado vermelha não significa que não tenha sido atingida danosamente pela radiação UVA. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.

Por isso,leitores, é importante o uso de filtro solar! E novamente você deve estar se perguntando, mas o que filtro solar?
O filtro solar, também conhecido como protetor solar e bloqueador solar, é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação UVA e UVB. Ele ajuda na redução das queimaduras solares e outros danos à pele, ultimamente ligado a um menor risco de câncer de pele.
E no filtro solar está presente o FPS,fator de proteção solar, que protege dos raios UVA e UVB. Há filtros solares que tem FPS de 2 a 100.

Atenção, leitores:
A  Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Liga Saúde da Mulher recomenda o uso de FPS de no mínimo  15! Lembrando,repasse o protetor solar a cada 2 horas.
Assista o vídeo Protetor solar e a saúde da pele :



Fique atento!
Câncer de pele:
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:
  • Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.



Então,leitores, espero que tenham gostado sobre o assunto e em breve escreveremos mais sobre acne e estrias, por isso, não esqueçam de nos acompanhar para saber mais sobre o assunto. Espero vocês, até mais.

Tainara Costa
Presidente LSM

Um comentário:

  1. Taii, ficou ótimo o post, disse exatamente tudo que a Dr. Carla nos informou, e o que passamos na rádio também! Adorei!

    ResponderExcluir