Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mitos e verdades na gravidez

Hoje vamos falar sobre mitos e verdades na gravidez! Sim vamos esclarecer sobre aquelas histórias que existem em torno da gravidez para você. Vamos desmistificar algumas histórias que as vovós, titias e vizinhas ainda acham que são verdadeiras e deixam a cabeça da futura mamãe confusa.

  • O sexo pode prejudicar o bebê? 
O sexo só será proibido se o médico encontrar alguma alteração com a gestação (como deslocamento de placenta e pressão alta). Se não tiver problema algum com a gestante e o bebê, o sexo está mais do que liberado. Não machuca o bebê, já que está envolvido pela placenta. E além de aumentar o fluxo sanguíneo na área da bacia aumentando a oxigenação fetal, as endorfinas produzidas no orgasmo trazem a sensação de bem-estar no bebê

  • Ficar em jejum pode diminuir o enjoo?
Mito! Pelo contrário, a mulher deve comer mais vezes e em menos quantidades se quiserem diminuir a sensação de enjoo. 
  • A mulher deve comer por dois?
Mito! A mulher deve aumentar somente 300 calorias por dia para que tenha uma gravidez saudável sem um grande aumento de peso. Essa quantidade já é suficiente para que o bebê se desenvolva de forma satisfatória. A mulher deve comer mais qualidade e saudavelmente.
Se a grávida comer por dois pode acabar engordando. Vamos lembrar,também, que gestante gorda aumenta o risco de parto prematuro, óbito da criança, dificuldade no trabalho de parto, diabetes na gravidez, hipertensão e distúrbio na tireoide, além de contribuir para o aumento de peso do feto, que pode nascer obeso.
  • Barriga redonda indica menina e pontuda menino?
Mito! A forma da barriga não tem relação com o sexo com o bebê. A barriga se desenvolve conforme a anatomia genética.
  • Exercício físico durante a gestação faz mal?
Primeiro, a grávida deve passar por uma avaliação médica completa e, se estiver livre de fatores de risco, ela pode fazer atividade física com moderação. Na gravidez são indicados esportes com baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.
  • Se a grávida tem azia é porque o bebê o vai nascer cabeludo?
Mito! A azia durante a gestação é causada pelos hormônios da gravidez e a volta do suco gástrico pelo esôfago dando uma sensação ruim na boca.
  • Se os desejos da grávida não forem satisfeitos o bebê pode nascer com algum sinal?
Mito! As vontades repentinas realmente existem e, segundo estudos ainda em andamento, podem ser reflexos das carências nutritivas do bebê, transmitidos via placenta até o cérebro da mãe.Mas se a mamãe não comer a jaca que deseja seu filho não vai nascer nem com cara nem com algum sinal lembrando a jaca.
  • Uma vez cesárea sempre cesárea?
Após um parto cesáreo, é possível dar à luz por vias naturais, sem complicações. No entanto, mulheres que foram submetidas a duas ou mais cesáreas não deveriam eleger o parto normal, já que existe mais de uma cicatriz no útero, aumentando o risco de ruptura.
  • Gestantes precisam ter uma alimentação saudável e o feijão é indispensável para evitar anemia?
A gestante precisa comer frutas, verduras, legumes e peixes. Apesar da popularidade para evitar anemia, o feijão pode ser substituído por outros alimentos ricos em ferro, como folhas verde escuras, carne vermelha e fígado bovino.Nesta fase, não é indicada a ingestão de adoçantes dietéticos com aspartame na formulação. Estão liberados produtos à base de estévia ou sucralose.
  • Grávidas não devem fazer sauna  ou permanecer com água quente por muito tempo?
Verdadeiro!calor estimula a vasodilatação do corpo, podendo levar a um quadro de hipotensão arterial, que diminui o aporte sanguíneo para o feto. 
  • A ingestão de canela e café faz mal para o bebê?
Não existe nenhuma evidência de que o consumo de canela provoque danos ao feto. O café, assim como refrigerantes de cola, guaraná e chá preto, deve ser consumido com moderação. Quando ingerida em excesso, a cafeína presente nestas bebidas pode causar danos ao sistema nervoso do bebê
  • Grávidas não devem se submeter a nenhum procedimento odontológico?
Mito! saúde bucal merece atenção especial, já que há maior incidência de cáries e inflamações na gengiva, entre outras complicações. Caso seja necessário realizar um raio-x, a gestante deve vestir um avental de chumbo para proteção do feto. Em todas as situações, o acompanhamento de um dentista é fundamental para a saúde bucal da gestante.
  • É possível sentir os movimentos do feto a partir do primeiro trimestre de gravidez?
Mito! Embora sejam frequentes nessa fase, os movimentos do bebê ainda não são perceptíveis pela mãe. Ela só poderá senti-los a partir da décima oitava semana. No caso de primeira gestação, essa fase terá início quando completar vinte semanas.
  • Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol?
Verdade! Toda grávida tem mais tendência a ter manchas na pele por causa do aumento da liberação de melanina na pele. O ideal é que a grávida utilize protetor solar no rosto e, principalmente, na barriga, onde há maior concentração dessa proteína.

E nessa sexta eu, Tainara Costa, e o ligante Rômulo Santos estaremos na Rádio Nova FM 104.9 as 9 horas falando mais sobre o assunto, não percam.

Bom,por essa semana é só leitores, até semana que vem com o assunto: " Mamães atletas, bebês saudáveis", envie suas dúvidas.

Tainara Costa
Presidente da LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário