Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Endometriose: fique atenta!

Olá leitores, hoje a LSM irá falar sobre endometriose, então acompanhe nosso texto e tire suas dúvidas.


A endometriose é um dos principais inimigos da mulher. Provocado pela presença de fragmentos do tecido uterino na região pélvica, pode provocar dores terríveis, muitas vezes confundidas com cólicas menstruais. A doença é especialmente complicada por ter um diagnóstico difícil. Por causa disso,muitas mulheres convivem com a endometriose durante anos antes de receber o diagnóstico.Cerca de 7 a 10 milhões de mulheres sofrem de endometriose no Brasil, doença que é a principal causa de infertilidade no sexo feminino.

O que é endometriose? 

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
Quais os principais problemas causados pela doença?
As duas principais situações de quem tem endometriose são: dor pélvica na forma de cólica menstrual, dor na relação sexual, dor no abdômen inferior geralmente no decorrer do mês, dificuldade em engravidar e dor ao evacuar.

Quais são as principais causas de endometriose?
Ela é a doença das múltiplas teorias, então, além das alterações imunológicas que isso a mulher pode ter ou estar susceptível pelo estilo de vida, alterações hormonais, tem a parte genética, pois se acredita que 6 a 7 % que tem parentes de primeiro grau com endometriose tenham esse risco de desenvolver a doença também.

Qual é o diagnóstico?
 Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultra-som endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização da biópsia
.
Qual é o tratamento?
O tratamento da endometriose pode ser feito com medicamentos ou cirurgias, em casos mais graves. Contra a cólica menstrual, os médicos recomendaram compressa de água quente, atividade física moderada e remédios como contraceptivos orais ou progestágenos, desde que com prescrição. Na operação da endometriose, é realizada uma cauterização dos focos, processo eficaz para o tratamento de infertilidade.


Recomendações:
Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;
  •  Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
  •  Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
  •  Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.
Atenção!!

Brasil aprova primeiro remédio para endometriose


Por essa semana é só leitores, semana que vem voltamos com o assunto: Cuidados com o coração da mulher madura: prevenção de doenças cardiovasculares.

Tainara Costa
Presidente da LSM






Nenhum comentário:

Postar um comentário