Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

HEPATITES

Bom dia blogueiros. No último programa da Rádio (sexta, 17/08) falamos e  esclarecemos um pouco mais sobre uma epidemia que o Brasil ignora, e que se espalha de diversas formas, até mesmo por um simples descuido da manicure ao fazer as suas unhas: a HepatiteOs três tipos de hepatites sempre levantam dúvidas sobre formas de contágio, sintomas, tratamentos e prevenção. Lembrando que existem outros tipos de Hepatites, como gordurosa e medicamentosa, mas nosso foco hoje são as Hepatites virais. Existem também outras Hepatites virais além da A, B e C, porém as já citadas são mais frequentes. 




As hepatites são causadas por vírus completamente diferente uns dos outros. Alguns provocam uma doença benigna, quase sem complicações. Outros, como os vírus das hepatites B e C, provocam uma infecção crônica, que leva ao câncer de fígado e à cirrose, ou seja, áreas do fígado que deixam de funcionar. Sabe quantos brasileiros existem nessa situação? 3 milhões. E sabe quantos foram identificados? Cerca de 150 mil. Que tamanha discrepância, não? Infelizmente, a hepatite é uma epidemia ignorada.

Vamos entender um pouco mais sobre o fígado. O Fígado funciona como se fosse um laboratório químico do organismo, todo sangue passa por ele, certo? E ai ele produz as proteínas e elimina as toxinas. Os vírus das hepatites B e C infectam as células do fígado e isso faz um processo inflamatório crônico. As células vão sendo destruídas, e ai o organismo vai perdendo a capacidade de formar proteínas e eliminar toxinas e a pessoa vai ficando intoxicada. Ao mesmo tempo, as células que morrem são substituídas por cicatrizes que vão distorcendo a forma do fígado e atrapalhando a circulação e com isso aumentando os riscos de sangramentos. Esse é um processo silencioso que dura 10, 20, 30 anos. A pessoa está doente mas não sabe. Portanto, a doença é silenciosa e perigosa sendo percebida apenas quando se agrava.. 

Em alguns caso pode haver sinais e sintomas como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura, fezes claras, além de sérios danos ao fígado. 

Como eu pego Hepatite? 

A hepatite A é transmitida através de alimentos e água contaminada, além de má higiene das mãos antes de comer. Já a B é transmitida através de relações sexuais, objetos de manicure, agulha de tatuagem e piercing infectados, clínicas ilegais de aborto, uso de drogas inalatórias (como cocaína e crack), compartilhamento de seringas contamidas. A hepatite C também, exceto pela relação sexual.

Existe cura? 

Existe cura para as Hepatites A e C, e não existe para Hepatite B.  A Hepatite A pode evoluir, destruindo o fígado e demandando um transplante. Na maioria dos casos a B evolui para um câncer e a C para uma cirrose. 

O momento do parto é uma das formas mais comuns de transmissão da doença. Além de passar da mãe para o filho, o vírus da hepatite B  também é transmitido por objetos cortantes contaminados com sangue. Você usa a escova de dente dos outros? Então, material de manicure é a mesma coisa: cada um tem que ter o seu. E se usar o material do salão de beleza, tem que ter certeza de que ele foi esterilizado adequadamente. As hepatites B e C podem ser prevenidas com o não-compartilhamento de objetos pessoais, como:
- Escova de dentes
- Aparelho e lâmina de barbear
- Kit de manicure (alicate de unha, cortador, lixa e espátula)
- Piercings

E o engraçado é que mais de 80% dos salões não esterilizam os materias.. OLHA O RISCO! 

Lembrando também que os portadores de hepatite B não devem tomar bebidas alcoólicas, o álcool é  extramente tóxico para o fígado. 

Hepatite B tem vacina, a única forma de acabar com a doença no Brasil. O certo era vacinar todo mundo, mas como o Ministério da Saúde não recebe recursos financeiros suficientes, decidiu estabelecer prioridades. Pode receber a Vacina gratuitamente todos na faixa até 24 anos. Além deles, os profissionais de saúde, os policiais, as manicures, os portadores do HIV, além de outros grupos. A Vacina tem três doses. Você toma a primeira hoje, a segunda daqui a 30 dias e a terceira daqui 6 meses. 6 meses contados a partir da primeira dose de hoje. Precisa tomar as três doses. A hepatite B é de alta prevalência. O que isso quer dizer? Tem muitas pessoas com o vírus na nossa comunidade, por isso da importância da vacinação. 

Tem vacina para Hepatite A, diferentemente da C, que não possui. Mas para hepatite C existe tratamento medicamentoso, que pode inclusive ser conseguido gratuitamente através do Ministério da Saúde e em casos extremos dispõem-se também de transplante de fígado, nas situações em que já está bastante comprometido. A hepatite C, portanto, tem curaO tratamento inclui dois tipos de remédio, interferon e ribavirina (disponíveis no SUS).

Problemas decorrentes das hepatites:
- Baixa imunidade
- Barriga d'água (ascite)
- Hemorragia interna
- Cirrose
- Câncer ou falência do fígado
- Morte

Alerta para grávidas
- Toda gestante precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar hepatites, Aids e sífilis

- Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão vertical, da mãe para o filho
- Em caso de resultado positivo, é preciso seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação

Práticas de higiene indicadas (no caso da hepatite A)
- Ferva a água ou coloque 2 gostas de hipoclorito de sódio em 1 litro de água, 30 minutos antes de bebê-la ou usá-la na cozinha
- Tampe o recipiente para que a substância possa agir
- Use também esse preparado para deixar de molho alimentos crus, durante 30 minutos
- Na ausência de hipoclorito de sódio, prepare uma solução caseira com 1 colher de sopa de água sanitária a 2,5% (sem alvejante), diluída em 1 litro de água
- Redobre a atenção em locais desconhecidos ou com falta de saneamento. Prefira comprar água em garrafas lacradas

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre a Hepatite. Fiquem atentos! Mande também sua dúvida a nós e procuraremos responder da forma mais esclarecedora possível. No próximo programa iremos falar sobre ENDOMETRIOSE. Então, fiquem antenados e sintonizem na Rádio Nova Estação (104,9 FM, GURUPI - TO). Obrigado, boa tarde a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário