Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Olá leitor do blog LSM,
Hoje iremos tratar sobre DST em mulheres, então fique atento e tire suas dúvidas!

Foi realizada uma pesquisa pelo Ministério da Saúde que sugere que mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma DST.Desse total,cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico.Mas porque que mulheres apresentam um número elevado?
Primeiro, porque anatomicamente a mulher é diferente dos homens o que a torna mais vulnerável a doença,pois a anatomia feminina é um receptáculo o que torna a vagina mais úmida.Outra diferença existente,também, é a uretra feminina que é mais curta o que facilita a entrada do vírus,bactéria ou fungo, além disso, a vagina e o ânus são próximos,isso contribui para passagem de microrganismos devido a má higiene e umidade local.
Assim, muitas mulheres demoram a descobrir que são portadoras de DST, pois como o órgão feminino não é um órgão externo como o pênis, a mulher, muitas vezes, demora a procurar um médico. Outros fatores que contribuem para mulheres não procurarem um médico são devido ao medo e desconhecimento da transmissão da doença.

Mas o que são DST?
São as doenças sexualmente transmissíveis que são repassadas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que já esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas,bolhas ou verrugas.Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher e isso requer que se fizerem sexo sem camisinha procurarem o médico.Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidade e câncer.

Mulheres, atenção:
As mulheres devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de DST,não é fácil distinguir os sintomas das doenças das reações comuns de seu organismo. Isso exige das mulheres consultas periódicas ao médico.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral,anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS.

O Ministério da Saúde nos mostra quais os principais sintomas das doenças mais comuns:
Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região.
DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia.
Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.
DST prováveis: Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma.
Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.
DST prováveis: Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo.
Sintomas: Dor na parte baixa da barriga (conhecido como baixo ventre ou "pé da barriga") e durante a relação sexual.
DST prováveis: Gonorreia, clamídia, infecção por outras bactérias.
Sintomas: Verrugas genitais ou “crista de galo” (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor.
DST prováveis: Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV)

Mulher, não fique com vergonha de conversar com um profissional da saúde e tire todas suas dúvidas de sexo ou qualquer coisa diferente que vem sentindo. É direito de todos brasileiros buscar atendimento de saúde.


Tainara Costa
Presidente da LSM


Nenhum comentário:

Postar um comentário